Dicas de poker

Como estudar poker? Guia completo para evoluir no jogo

Home / Blog & News / Como estudar poker? Guia completo para evoluir no jogo
September 18, 2020 2:33 pm | por DM Créditos

O poker é um jogo complexo, de várias camadas diferentes e cheio de aspectos que não podem ser ignorados. Muitos players acreditam que, se colocarem bastante volume de jogo, vão chegar lá. Claro que jogar é essencial, mas não é a única coisa que você precisa para ser um bom jogador. Confira neste artigo como estudar poker para jogar o fino nas mesas.

Estudar poker: por que é tão importante?

Para lucrar, você precisa entender bem as bases de jogo, saber identificar seus erros e o que mudar. Sem estudar poker, uma hora você vai estagnar.

Jogadores profissionais de poker nunca param de estudar e o fazem de diversas formas: analisando as próprias mãos, conversando com outros jogadores, utilizando aplicativos e softwares de estatísticas, contratando um coach, entre outras formas.

Confira a seguir essas e outras formas para estudar poker da melhor forma possível.

Revise suas mãos

Uma das formas mais simples de estudar poker e evoluir seu game é fazer uma análise de um jogo seu. Nas reviews, você vai conseguir visualizar seus erros e descobrir o que precisa melhorar. Para quem já leva o poker a sério há mais tempo, essa técnica já é conhecida e deve ser encarada com o “pão com manteiga” da rotina de estudos.

Para isso, é essencial que você ative o salvamento do seu histórico de mãos em cada site que você joga. Assim, eles salvarão um log das suas mãos e você pode rodá-las depois em aplicativos, no PokerTracker ou em algum replayer de poker como o Universal Replayer.

O bom de revisar as suas mãos é que você tem a oportunidade de ser mais crítico consigo mesmo e de conhecer os seus leaks mais profundos.

Funciona de maneira dupla: você começa a se policiar mais na hora de jogar por saber onde costuma errar e, ao fazer a análise, você começa a perceber as diferentes opções que tinha em determinado spot, desenvolvendo um raciocínio de jogo fluído e sabendo exatamente o que estudar no futuro para melhorar no poker.

Assista a vídeos seus ou de profissionais

Talvez essa seja a forma mais comum de se estudar poker (aliás, estudar qualquer coisa, não apenas poker) e, ao mesmo tempo, é uma das formas mais mal utilizadas! O detalhe nessa técnica é a atenção! Normalmente, os jogadores tendem a assistir vídeos como se estivessem assistindo à TV, ou seja, de forma passiva (apenas para entretenimento).

O atributo alt desta imagem está vazio

Dessa forma, poucos jogadores sabem focar e avaliar o jogo do vídeo, tomando notas que poderiam ser importantes. Uma forma interessante de se “vigiar” é seguindo alguns passos enquanto se assiste aos vídeos:

  • Fazer anotações relevantes.
  • Separar os vídeos por tópicos e fazer sessões do mesmo assunto.
  • Quem ensina aprende: ajudar alguém que está abaixo de você pode fazer com que você reaprenda técnicas ou revise atuações.
  • Mantenha as suas anotações sempre ao seu lado nas próximas seções.

Leia livros de poker

Os livros de poker foram a primeira forma de estudo após o “boom” do poker online. Toda essa geração de jogadores profissionais que esmaga os high stakes dos sites de poker hoje em dia, aprendeu através dos clássicos da literatura do poker.

O atributo alt desta imagem está vazio

É certo que eles ensinam o beabá e são muito técnicos, mas as estratégias lá contidas são a base para qualquer lucratividade no jogo. E se eles ajudaram nomes como Fedor Holz, Tom Dwan, André Akkari, Christian Kruel, entre outros, certamente eles podem ajudar você também.

Ao estudar poker através de livros, é importante que você faça uma relação daqueles livros de poker que irão te ajudar especificamente em uma determinada área do seu jogo.

Por exemplo, se você é iniciante, no artigo deste link nós elencamos os livros que têm uma linguagem mais fácil e que ensinam conceitos do poker que você pode aplicar nos seus limites e já ver resultados no médio prazo.

Eles são voltados à evolução do pensamento do jogador, apresentam e explicam conceitos em seus mínimos detalhes e usam muitos exemplos. Talvez seja exatamente isso que você precise neste momento da sua carreira. Portanto, na sua jornada para estudar poker, não descarte os livros, pois eles são a fonte mais sólida de conhecimento do jogo.

Entenda os ranges básicos

Se você está começando no mundo do poker, o melhor a fazer é entender e seguir o básico do jogo. Muita gente calcula, testa e aplica fórmulas para encontrar as melhores probabilidades de vencer em diversos tipos de situações.

Muitas vezes, você pode ficar perdido na hora de jogar uma mão ou outra. Para ajudar nisso, existem as famosas tabelas de ranges. Encontre uma tabela de ranges consolidada, entenda o que está ali e tente não inventar muita moda. 

Para lucrar é importante saber, em primeiro lugar, jogar bem o básico. Aplique as jogadas já consolidadas para construir uma boa base de resultados.

Utilize ferramentas para estudar poker

Estudar poker foi uma necessidade reconhecida há muito tempo atrás, e, como toda necessidade moderna, também surgiram ferramentas tecnológicas para aprimorá-la. Hoje em dia, existem muitos programas ou aplicativos que auxiliam no poker, entre eles o PokerTracker, o Hold’em Manager, o FlopZilla, o SharkScope, o SnapShove, entre outros.

O atributo alt desta imagem está vazio

Ferramentas como o PokerTracker ou o Hold’em Manager ajudam a entender o seu jogo, onde estão os seus leaks, onde você obtém mais lucro, quais posições você precisa aprender a jogar, entre outros dados.

Eles são bons porque coletam dados que seriam quase impossíveis de coletar sozinho e os mostram de maneira bem didática. Assim, eles funcionam como guias na hora de estudar poker.

Já o SharkScope é uma excelente fonte de dados, tanto sobre o seu jogo quanto sobre o jogo dos adversários. Por lá, é possível analisar seus números e perceber em quais jogos, fields e momentos do jogo você é melhor ou pior. Explore os vários filtros disponíveis e descubra informações muito importantes sobre seu game.

Uma dica para começar é filtrar seus resultados por faixas de buy-in e analisar bem o que aparece. Pode ser surpreendente, mas um gráfico negativo no geral pode estar bastante positivo em várias faixas de buy-in e isso ajudará você a entender o seu próprio jogo e o dos seus adversários.

Ainda há os aplicativos para poker players que também dão uma ótima ajuda, tanto para estudar poker quanto para ajudar você a manter o controle dos seus buy-ins.

Nós recomendamos dar uma olhada neste artigo, em que lhe apresentamos alguns aplicativos muito bons para poker players que também podem ajudá-lo a estudar poker.

Evolua no poker estudando com outras pessoas

Como já dissemos muitas vezes em vários artigos do nosso blog, é quase impossível crescer no poker sozinho. Na hora de estudar poker, essa máxima permanece. Estudar poker com um amigo, um coach, em grupo ou até com um time de poker traz diversos benefícios para a sua curva de aprendizado, além de mantê-lo muito motivado. 

Além disso, jogar poker pode ser uma atividade bastante solitária, principalmente se você quer fazer disso uma profissão. É importante encontrar outros poker players nesse caminho, pessoas com as quais você possa crescer, aprender sobre o jogo, debater mãos, fazer reviews de torneios e até desabafar sobre aquela session ruim.

Além disso, se um jogador de poker ficar fechado em seu mundo de possibilidades, vai perder muitos aspectos do jogo e ficar defasado com o tempo. Logo, estudar poker com alguém é uma ótima opção.

Veja algumas opções de estudo coletivo:

Contrate um coach

É sempre bom ter um mentor em todas as coisas da vida, e com o poker não é diferente. Contratar um coach é uma excelente escolha na hora de estudar poker, pois ele vai guiar exatamente o que você precisa melhorar e de maneira personalizada.

Além disso, você vai contar com anos de experiência de um jogador profissional ao seu dispor e estará cortando caminho e tendo dicas exclusivas enquanto outros jogadores estão caçando como evoluir no jogo sem um norte muito certo.

Na hora de escolher um coach, pesquise bem o histórico daquele jogador, veja se está alinhado com as modalidades que você escolheu, cheque alunos anteriores dele e já monte um plano de como ele pode ajudá-lo a evoluir no jogo.

A experiência é muito enriquecedora, portanto, se você gostou da ideia, extraia o máximo que puder e você terá muitas chances de ver seu jogo melhorar em passos gigantescos.

Entre para um time de poker

Hoje em dia, o conhecimento do jogo está nos times de poker. Todos os novos conceitos são discutidos, aprimorados e passados nas reuniões dos times. Além disso, grandes nomes do cenário de poker atual são oriundos dos times de poker. Então, definitivamente, eles são uma ótima opção para estudar poker.

A máxima dos times de poker é simples: alguns jogadores profissionais montam uma turma de jogadores a qual eles realizam mentoria, dão aulas em grupo e também lhes oferecem um bankroll e, em troca, ficam com parte dos lucros desses jogadores.

O conteúdo aprendido nos times de poker é tão bom que os donos dos times já têm certeza de antemão que terão bons resultados com essa troca.

Os times de poker podem dar aquele up no seu grind. Eles fornecem aulas com regularidade, passam os conceitos mais profundos do jogo, explicam a importância de cada fator na hora do grind, analisam o seu game, seus números, e podem acompanhar retas com você.

É um salto e tanto para estudar poker! Se você quer saber mais sobre como funcionam os times de poker, nós recomendamos este artigo. Nele, nós lhe explicamos tudo sobre eles e quão benéfico eles podem ser para a sua carreira.

Encontre parceiros de jogo

Uma ótima maneira de estudar poker e evoluir é por meio da discussão com outros players, seja sobre assuntos técnicos, seja sobre as dificuldades do grind, variância, fases ruins. Procure frequentar ambientes online que tenham outros jogadores com os mesmos objetivos que você. 

É sempre muito enriquecedor entrar em contato com outras formas de jogar e ouvir sobre o seu jogo. Se você conhece ao vivo alguém que também está no grind, tente jogar algumas vezes juntos ou fazer reviews ao vivo. A discussão do jogo lado a lado geralmente é bastante produtiva.

Outra vantagem de grindar junto é que você pode fazê-lo comentando as suas decisões e as suas mãos. Dessa forma, você racionaliza mais a sua estratégia, jogando mais focado e contando com a ajuda do seu parceiro de jogo. Às vezes o leak que você não consegue enxergar no seu jogo, ele consegue, e vice-versa.

Monte um grupo de estudos

Uma das vantagens de ser o criador do grupo é que você escolhe quem participa dele. Se a sua intenção é que seja um grupo de estudos avançado, você pode não chamar quem não está comprometido com o objetivo do grupo e até mesmo ter algum tipo de critério de seleção.

Depois de chamar seus amigos do poker, você pode ampliar o grupo para desconhecidos e divulgá-lo em fóruns e redes sociais. Faça um post curto, bem direto e deixe claro o que você joga, seus stakes e que tipo de pessoa está procurando para estudar poker com você.

Nessa etapa, pode ser importante ter algum tipo de critério de seleção, como número de jogos total, modalidade de jogo (torneios, cash game), stakes atual ou intenção com o poker (hobby, segunda renda, profissão principal, etc).

Tenha em mente que, para o grupo funcionar, é importante que a maioria dos players esteja em uma situação semelhante ou busque os mesmos objetivos.

Se você conhece alguém mais experiente que a média do grupo ou joga stakes maiores, convide-o! Vai ser excelente se alguém com mais experiência puder participar das discussões e dar dicas. Ensinar vai ajudar a solidificar o conhecimento do mentor e todos do grupo ganham em evolução e interesse.

E aí, gostou do nosso guia para estudar poker? Esperamos que ele o ajude a evoluir muito no jogo. Lembre-se que no blog da DM Créditos você consegue encontrar outras diversas dicas sobre o mundo do poker!

Precisa de créditos em algum site de poker? Chame-nos no chat ou em nosso WhatsApp e conte com uma transação completamente segura e uma cotação justa!

💻 Facebook | DM Créditos
📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490