Dicas de poker

Dicas de poker: guia básico para começar a vencer

Home / Blog & News / Dicas de poker: guia básico para começar a vencer
September 18, 2020 9:27 pm | por DM Créditos

Ser lucrativo com regularidade no poker exige um plano de ação muito bem calculado. Há etapas que você não tem como pular, e existem algumas dicas de poker que podem ajudar você no caminho para o sucesso nas mesas. Nós da DM Créditos elencamos algumas dicas de poker essenciais para ajudá-lo a vencer no poker!

Em primeiro lugar, nós podemos separar nossas dicas de poker em duas categorias: para serem aplicadas durante o jogo e para serem aplicadas fora da mesa.

Ou seja, nós vamos lhe passar as melhores orientações para que você corrija alguns erros e faça jogadas mais lucrativas quando estiver jogando, mas também algumas táticas que jogadores regulares utilizam fora das mesas para melhorar cada vez mais.

Dicas de poker: durante o jogo

Jogue menos mãos

Não é ideal sair jogando muitas mãos no pré-flop sem muito critério. Um dos primeiros passos para começar a vencer no poker é desenvolver uma estratégia sólida de pré-flop, com ranges consolidados.

A lógica aqui é simples: é extremamente prejudicial para sua saúde em torneios, ou até nos cash games, se você frequentemente se expor a situações de risco. Os seus spots e as suas cartas devem ser cuidadosamente escolhidos para que você sempre tenha vantagem sobre o range dos adversários.

É uma dica de poker muito simples, na verdade, porém faz toda a diferença. No momento atual do jogo, os jogadores recreativos gostam de ação, ou seja, de jogar muitas mãos, colocando-se em situações marginais.

Portanto, não precisa se abster de criar uma imagem sólida com medo de que você não seja pago se apenas jogar mãos fortes. Você será e muito. Além disso, você estará deixando de desperdiçar fichas ao longo do caminho.

Por que jogar poucas mãos?

Os primeiros jogadores profissionais do poker, no começo da popularidade do jogo, não tinham acesso a essas dicas de poker, eles simplesmente descobriram usando a lógica que é melhor estar em vantagem. A maioria deles joga, quando muito, apenas 25% das mãos.

Poker é um jogo de paciência e escolher os melhores spots traz muito lucro no longo prazo. Você pode achar monótono esse estilo, mas ele é a maior garantia de resultados.

Portanto, mantenha ranges tight. Muitas vezes o tilt, um “sentimento de sorte”, uma leitura apressada sobre o adversário ou falta de paciência nos levam a jogar mãos que não valem a pena. Evite essas situações e procure não sair da sua estratégia pré-flop.

Uma boa dica de poker aqui é jogar esse range tight, mas jogá-lo de forma agressiva. Assim, você vai jogar apenas aquelas mãos que valem a pena, mas, quando jogar, vai ser mais agressivo, ganhando mais fichas e compensando o tempo em que ficou inativo.

Não seja o primeiro a entrar de limp

Ser o primeiro jogador a entrar de limp (apenas pagar o big blind no pré-flop) é uma das jogadas menos indicadas para quem quer vencer no poker. Por quê?

Primeiro porque entrando de limp não há chances de vencer o pote no pré-flop, como poderia acontecer se tivesse aumentado, por exemplo. Segundo porque você dá boas pot odds para os jogadores seguintes. 

Por consequência, mais players entram na mão e menores as suas chances de vencer o pote. Caso alguém tenha entrado de limp antes de você, aí entrar de limp também pode ser uma boa jogada, porque você está aproveitando boas pot odds e pode conseguir uma mão mais forte no flop.

Lembra o que dissemos antes? A agressividade ajuda você a coletar mais fichas. Nesse caso, ela também o ajuda a evitar perdas, limitando seus oponentes e lhe dando uma chance extra de ganhar o pote: fazendo todo mundo foldar.

A dica de poker aqui é evitar uma maneira muito passiva de jogar sempre que possível e isso inclui uma redução drástica na frequência com que você entra de limp. Para vencer no poker é preciso ser agressivo.

Deixe o baralho ditar seus blefes

Blefar, além de ser quase ineficaz nos limites baixos, em que há muitos jogadores recreativos dispostos a pagar até o showdown, também é totalmente desnecessário, pois apenas buscando oportunidades em que suas mãos tenham valor sobre o adversário você já consegue lucrar muito.

Porém, inevitavelmente, uma hora ou outra você terá de aplicar uma continuation bet para camuflar seu range ou um blefe no turn para se proteger de uma overcard. Uma de nossas dicas para vencer no poker é que, em vez de você simplesmente blefar, comece a incluir no seu arsenal o semiblefe, que nada mais é que blefar apenas quando sua mão tem chances de melhorar.

Nesse caso, você poderá ganhar o pote se o seu blefe passar, mas se não passar poderá ganhar também se formar um jogo maior.

Uma das maneiras mais efetivas de escolher os spots para blefe é identificar quando sua mão tem chance não só de melhorar, mas de se tornar muito boa nas streets seguintes, como straight draws e flush draws. Além de você camuflar sua mão, você pode ganhar o pote na hora se os oponentes foldarem, sem necessidade de contar com a formação do seu jogo.

Se isso não der certo, porém, você terá tomado o controle da mão ao ser o agressor e ainda poderá ganhar um pote muito maior nas vezes em que completar o seu jogo!

Saiba quando foldar boas mãos

Essa é uma dica para vencer no poker que pode ser custosa de aplicar, mas tem chance de lhe trazer muitos dividendos: se você estiver inseguro quanto à sua mão, folde-a sem remorso. Bons players sabem foldar mãos ótimas se acreditam que estão perdendo o pote.

Não se deixe seduzir por uma boa mão, nem deixe a curiosidade ou o orgulho o levarem adiante se todo o resto lhe traz informações de que você está perdendo a mão. 

Se tiver muitas dúvidas sobre pagar ou não, esse já é um bom indício de que o caminho é o fold. Pagar mãos demais costuma ser um dos principais erros dos jogadores e pode lhe trazer várias derrotas e muita frustração.

Jogue contra oponentes mais fracos que você

Todo mundo sonha em jogar os grandes torneios, em vencer os melhores players, em estar nos high stakes. Porém, a verdade é que você tem mais chances de vencer no poker contra adversários piores que você.

Se você quer ser lucrativo, a nossa dica de poker é saber escolher um field que você bate. Foque em jogar contra esses players até solidificar seus ganhos, melhorar seu game e sentir que está preparado para subir de stakes.

Não deixe o orgulho  fazer você jogar torneios mais caros do que deveria, ou impedi-lo de descer de stakes caso esteja perdendo. Para lucrar no poker, você precisa saber se colocar apenas nas situações em que sua chance de vitória é boa.

E jogar contra players mais fracos é uma delas. É melhor lucrar em cima de quem joga mal do que doar todo o seu stack aos melhores jogadores do mundo. Aproveite seu conhecimento para vencer no poker!

Dicas de poker: fora da mesa

Especialize-se em um tipo de jogo

Escolha um tipo de jogo – torneios em geral, hypers, 6-max, sits, cash games – e foque nele. Cada modalidade tem especificidades e estratégias diferentes. Portanto, dedique seu tempo de jogo e estudo para entender essas nuances e se aprimorar em uma modalidade específica. Algumas dicas de poker que servem para uma não servem tão bem para outras.

Além disso, muitas vezes não temos tempo nem bankroll para investir em várias modalidades. Melhor que investir um pouquinho de tempo e dinheiro em cada tipo de jogo, que provavelmente não serão suficientes para colher bons resultados, escolha um deles e concentre seus esforços ali.

Estude seu jogo

Uma das dicas de poker mais simples e que servem para quase tudo na vida: estude! Não dá pra melhorar se nem sabemos onde ou como estamos errando.

O primeiro passo para jogar melhor é conseguir identificar seus erros. Isso só acontece estudando poker, tanto as teorias e estratégias gerais quanto seu jogo em particular. Para estudar poker e descobrir onde e como melhorar, os principais caminhos são:

  • assistir a jogadores mais experientes (gameplays, streaming);
  • assistir a videoaulas;
  • debater mãos com outros jogadores;
  • contratar um coach de poker;
  • entrar para um time de poker.

Revise suas mãos

Uma das dicas de poker mais difundidas, não à toa, é fazer revisão das suas mãos, sozinho ou em grupo. Debater mãos com outros jogadores é sempre enriquecedor, pois você entra em contato com outras estratégias e visões de jogo e descobre linhas de ação que sequer tinha imaginado. Durante a sessão de jogo, separe as mãos que o deixaram em dúvida em um poker tracker. 

Depois, escolha uma regularidade – antes ou depois de toda a sessão, por exemplo – e reveja essas mãos. Você provavelmente vai encontrar erros que nem sabia que cometia e descobrir muitos pontos a melhorar. Procure entender por que jogou daquele jeito, como poderia jogar melhor, o que influenciou sua decisão etc.

Outro ponto é reunir um bom volume de mãos jogadas e abrir seus dados de jogo em um tracker. Então, procure pelos tipos de situação em que você não tem uma boa taxa de vitória e veja o que está acontecendo por lá. O que você sempre repete naquela situação e está dando errado?

Aplique o estudo

De nada adianta reunir várias dicas de poker, assistir a streamings, revisar mãos se você não consegue aplicar o que foi estudado na hora do grind. Por isso, concentre-se muito na hora do jogo.

Para aplicar as mudanças, você precisa estar atento, ver as situações de leaks surgindo e pensar bem para resolvê-las da nova forma. Foque no grind e elimine as distrações! Além disso, jogue uma quantidade de mesas ideal para conseguir saber bem o que está acontecendo em cada uma delas.

Vá no seu ritmo, é melhor ter um pouco menos de volume com qualidade de jogo do que replicar erros e mais erros em muitas mesas. Uma boa dica de poker é anotar o leak que você precisa atacar e ir para a sessão com ele na cabeça.

Preste atenção especial toda vez que aquela situação aparecer e foque em aplicar seus estudos nela. Por exemplo, comece a sessão pensando “hoje vou prestar atenção nas 3-bets”. 

Toda vez que vier uma situação de 3-bet, foque principalmente nela para aplicar o conhecimento adquirido. Depois de reunir uma boa quantidade de jogos com o novo mindset, faça novamente a busca no poker tracker e procure pelas situações que queria mudar.

Veja se conseguiu mudar de atitude, se a mudança foi na direção de aplicar os novos conhecimentos e se houve bons resultados.

Tenha disciplina

Nenhuma dessas dicas de poker – escolher um tipo de jogo, estudar e aplicar o estudo – vai funcionar bem se você não tiver disciplina para jogar e estudar com frequência. Todo esse processo de estudo e aplicação precisa ser repetido sempre: é necessário descobrir novos erros e trabalhar para consertá-los.

Ser um jogador lucrativo no poker exige dedicação e treinamento. Jogadores profissionais costumam ter uma rotina de jogo, uma grade selecionada e fazer sessões regulares, que começam e terminam geralmente no mesmo horário.

Além disso, é preciso ter disciplina para não deixar um período de perda ou ganho atípico influenciar no seu jogo e em tudo o que foi estudado. Um big hit não o torna um bom jogador do dia pra noite. Não se deixe levar por ondas de confiança ou insegurança e fique firme nos estudos e no seu plano. 

Por último, mas não menos importante, é preciso ressaltar que parte da disciplina também é se regrar para manter o foco nas suas sessões e jogá-las com um setup adequado. Isso fará toda a diferença na hora em que você for extrair valor do seu jogo, porque é exatamente sobre essas pequenas coisas que os jogadores recreativos não fazem que você pode ter um edge.

Respeite seu bankroll

Outro mantra ecoado na maioria dos conselhos dos profissionais é a necessidade de fazer uma boa gestão de bankroll e respeitá-la. Isso não apenas é uma dica de poker fundamental como também representa a própria mentalidade de um jogador vencedor.

Respeitar o bankroll é ter um approach mais realista em relação ao poker. É saber que existem altos e baixos, que não se pode controlar a variância e principalmente que, para ser lucrativo, você deve ter capital para enfrentar os jogos.

Se você se propor a seguir um bankroll conservador, visando ser um vencedor no longo prazo, siga-o. Não importa se você se sente muito avançado para determinado limite, o próprio fato de você se ater a um limite um pouco menor fará com que você se desenvolva para vencer no poker.

O seu bankroll ainda é um termômetro para que você consiga saber se as dicas de poker enunciadas anteriormente estão surtindo efeito, pois, com a aplicação delas, a tendência é que você tenha mais ganhos e consiga enxergar os resultados, para só assim subir de limite com segurança.

E aí, gostou das nossas dicas de poker? Caso você ache esses conceitos muito avançados e já gostaria de começar a estudar pelo básico, faça o download do nosso e-book “Como jogar poker: Tudo o que você precisa saber para começar”. Nele nós ensinamos tudo sobre o jogo, mesmo para quem nunca jogou antes.

E lembre-se, sempre que precisar de créditos nas principais salas de poker conte com a DM Créditos e faça sua transação com segurança e uma cotação justa. Basta chamar a gente no chat ou no WhatsApp para adquirir fichas online e poder lucrar e se divertir jogando!

💻 Facebook | DM Créditos
📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490