Como calcular porcentagem no poker - Mostro em detalhes

Home » Blog » Como calcular porcentagem no poker – Mostro em detalhes

BLOG

June 04, 2021 1:13 pm

Como calcular porcentagem no poker – Mostro em detalhes

Imagem do post

Calcular as probabilidades do pote é essencial para fornecer as informações de que você precisa para tomar a decisão estatisticamente correta.

Fazer isso não revelará a mão de seu oponente para você, ou se você vai ganhar a mão, mas lhe dará informações estatísticas muito úteis sobre como sua mão é vantajosa e, uma vez que o poker possuir diversas decisões difíceis, é essencial coletar o máximo de informações possível.

Uma dessas dificuldades é decidir se você deve ou não pagar o raise de um oponente, e as probabilidades do pote e a equidade podem ser aplicadas juntas para lhe dar uma grande estimativa do que você deve fazer. Você aprenderá agora, como calcular porcentagem no poker!

O que são as probabilidades de potes no poker?

Em primeiro lugar, precisamos definir as probabilidades do pote: as probabilidades do pote são basicamente a proporção do valor atual do pote em comparação com o valor que você deve pagar para fazer o call.

Por exemplo, digamos que você esteja jogando um jogo NL $1 /$3 e haja $500 no pote (incluindo a aposta do oponente), e você deve pagar $250 para fazer o call.

Suas pot odds são $500: $250 ou 2:1.

Se houvesse $750 no pote em vez de $500, suas chances do pote seriam $750: $250 ou 3: 1.

Como você pode calcular as probabilidades de apostas no poker?

Pot odds são geralmente expressos como uma razão; entretanto, a maneira mais simples de se calcular pot odds é em porcentagens, por serem mais simples de entender.

As porcentagens são mais fáceis de serem comparadas e transparecem ser mais simples, no formato de porcentagens. Para calcular a porcentagem, basicamente você deverá pegar o número que representa sua ação (o número certo) e divida-o pela soma dos dois números.

Se as suas chances do pote são 2:1, a porcentagem seria 1 dividido por 2 + 1, ou 1/3, dando a você 33% das chances do pote.

Aqui estão mais alguns exemplos…

2 a 1 contra = 1 em cada 3 vezes = 33%

3 para 1 contra = 1 em cada 4 vezes = 25%

4 a 1 contra = 1 em cada 5 vezes = 20%

5 para 1 contra = 1 em cada 6 vezes = 16,7%

Use este pequeno gráfico de probabilidades do pote de poker como um atalho para sempre lembrar como calcular as chances do pote de poker.

A  regra de quatro e dois para se calcular as probabilidades de pote

A maneira mais fácil de obter seu patrimônio é lembrar-se desta regra simples:

No flop, multiplique seus outs por quatro.

No turn, multiplique seus outs por dois.

Isso significa que quando você tiver um flush draw com duas cartas por vir, você tem 36% de chance de fazer um flush.

Com uma carta para vir, depois no turn, sua equidade seria de 9 outs x 2 ou 18%.

Além disso, se você tiver um backdoor flush draw ou um backdoor open-ended straight draw, você pode adicionar um out adicional para cada backdoor draw que tiver.

Para mãos no flop com um número de outs maior que 8, o atalho acima será um pouco errado; portanto, um hack a mais será necessário:

Patrimônio líquido = (Número de saídas x 4) – (Número de saídas – 8)

Por exemplo, sua equidade com um straight flush draw aberto (15 outs), sua equidade seria a seguinte:

Patrimônio = (15 × 4) – (15-8) = 53% *

* Se, em vez de usar esta fórmula, você usasse a anterior, seu patrimônio seria 15 × 4 = 60%, que é 7% maior do que a última fórmula.

Como usá-las nas tomadas de decisões?

Ao enfrentar uma aposta no flop, existem duas situações que você pode encontrar.

A primeira situação é quando você sabe que verá o turn e o river pelo preço da aposta que está enfrentando. Isso acontece quando você está all-in para pagar a aposta ou seu oponente está all-in com sua aposta. Também pode acontecer se vá pedir turn na mesa se você pagar a aposta dele no flop (embora isso seja muito difícil de prever).

Caso você queira saber como calcular as probabilidades do pote nesta determinada situação, você pode simplesmente multiplicar seus outs por 4 para determinar sua equidade total, e então pesar isso contra o preço que você está apostando e ganhando.

Em um cenário em que há mais dinheiro por trás e você pode ter que enfrentar outra aposta no turn, você multiplicará seus outs por dois, partindo do pressuposto de que, ao pagar uma aposta no flop, você está apenas garantindo-se para ver uma carta adicional.

Por exemplo

Digamos que você esteja jogando um jogo NL $2 /$5 e tenha J♣ 10♣ a direita da posição dealer.

O seu oponente abre nas primeiras posições para $25, você paga e vai para o flop.

Você e seu oponente têm um total de $200 no início da mão (para facilitar a matemática, não incluiremos os blinds no pote neste exemplo).

Com um pote de $50, o flop vem: 2♣ 6♣ 9♥, e seu oponente aposta $25.

Supondo que seus únicos outs vivos sejam de paus (o que pode não ser o caso), você precisa calcular que tem 9 outs x 2 = 18% de chance de fazer seu flush no turn.

Assim, você precisa pagar $25 para ganhar $75 (aposta de seu oponente de $25, mais os $50 que já estão no pote). Consequentemente, no seu call você terá chances de 3:1.

Como voce pode realizar os cálculos das probabilidades do pote?

Usando o gráfico de probabilidades do pote, sabemos que 3:1 é equivalente a 25% de equidade.

Isso pode ser confirmado somando o pote total no turn, incluindo o seu call. Então, pegue a quantia que você tem que pagar e dívida-a pelo pote total ($25 divididos por $100, o que dá 0,25 ou 25%).

Como você pode ver, não estamos recebendo as odds corretas para pagar, contando apenas com as verdadeiras vantagens do pote, já que temos apenas cerca de 20% para acertar nosso flush.

A longo prazo, então, estaremos perdendo dinheiro nesta situação , a menos que já tenhamos mais dinheiro morto no pote, ou sejamos capazes de usar odds implícitos.

Vamos dar uma olhada nesta mesma situação, mas enfrentando um check-raise. Temos J♣ 10♣ novamente, mas desta vez em check para nós no flop. Consequentemente, decidimos tomar a iniciativa aqui e semi-blefar nosso flush draw, apostando $25 no pote de $50.

Para nossa surpresa, o nosso oponente dá check-raise para $50! Agora a situação é completamente diferente.  Há $50 no pote existente, mais nossa aposta de $25, mais a aposta de nosso oponente de $50. Portanto, temos que pagar $25 para ganhar $125 (50 + 50 + 25). Nossas pot odds são de 5: 1, que sabemos ser equivalente a 16,7% de equidade.

Podemos confirmar isso pegando nossos $25 pendentes para fazer o call e dividindo pelo pote total, incluindo nosso call indo para o river, que é $150 ($25 /$150) = 16,7%.

Agora estamos obtendo as chances do pote diretas e corretas para fazer o call, porque precisamos apenas de 16,7% e temos cerca de 20% de chance de acertar nosso flush no turn! Portanto, devemos continuar jogando nossa mão.

Como calcular as probabilidades do pote e as probabilidades implícitas de poker?

Aqui está outro exemplo de como calcular as probabilidades do pote. Que poderão ajudá-lo a tomar a decisão certa no river.

Você está jogando $2 /$5 NL e abre para $20 em posição intermediária com 99. Seu oponente paga no button e você vai para o flop em heads-up.

O flop veio: 9♣ 8♣ 4♠. Com um pote de $47, você aposta $30 e seu oponente paga.

Com um pote de $107, no turn 2♠, você aposta $70 e seu oponente paga novamente.

O river vem com uma Q♣ brutal, completando o flush e o straight, então você decide pedir check. Com um pote de aproximadamente $250, seu oponente aposta $175 e você se encontra em uma situação difícil.

Você precisa pagar $175 para ganhar um total de aproximadamente $600, então você precisa dividir rapidamente $175 em $600, o que é aproximadamente 30%.

(Para obter essa porcentagem, você divide $600 por $175, que é aproximadamente 3,5. Então, 1 / (3,5 + 1) = 1,4,5.

Já que você memorizou os gráficos de probabilidades do pote de poker acima, você sabe que 1 / 4,5 está em algum lugar entre 1/4 (25%) e 1/5 (20%), portanto, você pode arredondar para 22%.

Você pode usar este gráfico de probabilidades do pote abaixo como uma diretriz para ajudá-lo a memorizar os cenários mais comuns que você inevitavelmente enfrentará.

Tabela de probabilidades de pote, com patrimônio

Pot Odds Equity

1/2 50%

1 / 2,5 40%

1/3 33%

1 / 3,5 30%

1/4 25%

1 / 4,5 22%

1/5 20%

1/6 16%

1/10 10%

Você determina que, ao executar esses cálculos, só precisa estar certo 22% do tempo para fazer uma chamada lucrativa.

Você pode então tomar a decisão de pagar ou desistir com base na força da sua mão, o que você sabe sobre o seu oponente, a probabilidade de ele transformar uma mão em um blefe e seu humor atual.

O que são as probabilidades implícitas no poker?

As probabilidades implícitas são definidas como a proporção da quantidade de dinheiro que se espera estar no pote no final da mão, em comparação com a quantidade de dinheiro necessária para fazer o call.

Por exemplo, digamos que estejamos jogando um jogo NL $2 /$5 em um clube local.

Estamos contra um oponente com um super call-station (Calling station é um termo de poker utilizado para descrever alguém que aposta constantemente e quase nunca  aumenta, independentemente da força de sua mão) que nunca desiste de suas mãos grandes.

Com stacks efetivos de $300, pagamos seu call em posição inicial de $15 no button com J♠ 10♠.

O pote agora está $33 indo para o flop, que vem: 2♠ 6♠ 9♥.

Nosso oponente aposta $50, e estamos bastante confiantes de que ele tem um grande overpair baseado na ação pré-flop e sua pesada c-bet no flop. Podemos tranquilamente assumir que, se acertarmos nosso flush, nosso oponente nunca desistirá de sua mão.

Como você pode calcular as probabilidades implícitas no poker?

O primeiro passo para entender melhor como calcular as chances implícitas é calcular nossa equidade e chance de acertar nossa mão no turn (com base na suposição de que veremos apenas uma carta de graça).

Usando a regra de quatro e dois, calculamos nossa equidade como 9 outs x 2 (representando uma carta que virá no turn) e descobrimos que é 18%.

Em segundo lugar, devemos calcular nossas chances do pote. Com um pote de $83 ($33 ​​+ sua aposta de $50), e enfrentando uma aposta de $50, determinamos que nosso pot odds seja de $83: $50 ou aproximadamente 1,5: 1. Tendo memorizado os gráficos acima, sabemos que precisamos de 40% de equidade para justificar o call.

Este patrimônio de 40% representa o seu ponto de equilíbrio, o preço pelo qual você pode atingir o equilíbrio com sua opção de compra.

Você matuta seu ponto de equilíbrio (40%) contra seu patrimônio (18%) e percebe que não está obtendo o preço certo para pagar. Então você deve desistir, certo?

Não tão rápido.

Se incluíssemos as probabilidades implícitas neste cálculo, nosso verdadeiro patrimônio seria o seguinte. Pagaríamos sua aposta de $50 no flop para ganhar todo o seu stack restante de $235 + o pote de $133 = $368.

Com base na clara suposição de que ganharemos o restante de sua pilha se conseguirmos um flush, nossas chances de pot são essencialmente $368: $50 ou cerca de 7,5: 1. Isso significa que só precisamos acertar 1 em cada 8,5 vezes para atingir o ponto de equilíbrio, o que é cerca de 12%.

Como você pode ver, nosso verdadeiro ponto de equilíbrio é de 12% e, uma vez que identificamos nosso patrimônio em 18%, estamos obtendo as chances implícitas certas para continuar a nossa mão.

Tenha em mente, entretanto, que isso é baseado na suposição de que seu oponente tem um overpair e que você será pago quando acertar seu flush.

Use o que você sabe sobre o seu oponente, a situação e a probabilidade de você ser pago se fizer sua mão para determinar se tem chances implícitas  no poker  e como elas são boas.

E as probabilidades implícitas reversas, o que são? 

As probabilidades implícitas reversas são o oposto das probabilidades implícitas. Com as odds implícitas, você calcula quanto dinheiro pode ganhar nas futuras rodadas se fizer sua mão, mas com as odds implícitas reversas, você calcula quanto perderia se fizesse sua mão, mas com a possibilidade de seu oponente possuir uma mão melhor.

Por exemplo, digamos que estamos envolvidos em um pote multi-way com 8♦ 7♦, e a mesa é 6♥ 9♥ 3♠. Se o primeiro jogador a tomar ação apostando e outro jogador paga, devemos agora pensar se teremos ou não a melhor mão se acertarmos nosso draw.

Se, por exemplo, o 5♥ acertar o turn, fizemos nosso straight, mas alguém pode ter acertado o flush, o que destrói nossa mão.

Como calcular as probabilidades implícitas reversas

Embora não existam regras universais quando se trata de como calcular odds implícitas reversas, e cada circunstância seja única, existe uma diretriz geral: na maioria das vezes você obterá odds implícitas , e não odds implícitas reversas com base no simples fato que é muito difícil fazer uma mão forte no No Limit Hold’em. Portanto, quando você faz uma mão muito boa, é improvável que você seja derrotado.

Você só deve se preocupar com as odds implícitas reversas quando não conseguir ação se fizer sua mão, a menos que esteja atrás.

O que achou do conteúdo que te passei nesse artigo? Não deixe de conferir outros artigos da DM Créditos. Agora o que lhe resta, é começar a aplicar tudo que foi aprendido aqui e adquirir suas fichas com DM créditos. Entre em contato com o nosso chat e conheça nossas melhores ofertas.

Boa sorte e excelentes lucros em seus jogos!

Nossos canais de atendimento são:

DM Créditos: Fichas de poker online

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490