15 dicas de como jogar para vencer no poker

Home » Blog » 15 dicas de como jogar para vencer no poker

BLOG

June 09, 2021 4:38 pm

15 dicas de como jogar para vencer no poker

Imagem do post

Quer aprender como jogar para vencer no poker e finalmente alcançar uma lucratividade atrativa? Nós te ajudamos! Mas, antes de mais nada, vocês já se perguntaram o motivo do jogo de poker ser tão emocionante? P

or trás de toda a simplicidade das regras, existem diversas variáveis que acontecem ao longo do jogo, dizem até que para se aprender a jogar, leva apenas um dia, mas que para de fato dominar o jogo, levamos a vida inteira.

Apenas com estudo, prática e experiência, é possível sim se tornar um grande jogador, entretanto, se você deseja acelerar esse processo e fazer com que a sua lucratividade seja mais atrativa, sugiro que leia as dicas que daremos abaixo. 

Nessas dicas, vocês vão perceber que sem um plano de ação muito bem estruturado vocês não alcançarão o sucesso da forma que desejam, e, além disso, essas dicas vão te ajudar a corrigir erros e a fazer jogadas mais lucrativas.

1. Não foque apenas nas suas cartas

Um grande erro cometido, principalmente por jogadores iniciantes, é focar 100% em suas cartas e se esquecer dos seus oponentes. Pagar uma aposta com uma mão mediana contra um jogador que tem o costume de blefar, pode ser que dê certo, porém, contra um jogador sério, certamente dará errado. 

Não se esqueça disso: o valor da sua mão está intimamente ligado às cartas e personalidade dos seus oponentes! Então, fica a dica, saiba ler a mesa em que joga e os jogadores que a compõem. 

2. Jogue menos mãos

Uma das principais estratégias para vencer no poker, é construir uma estratégia sólida para o pré flop, não é interessante sair jogando muitas mãos sem critério definido. 

A ideia é que não é saudável para jogos em torneios ou até mesmo em cash games, ficar se expondo a situações de riscos desnecessários. As suas cartas e spots devem ser cuidadosamente escolhidos para que você tenha vantagem competitiva em cima dos demais jogadores.

Essa pode parecer uma dica muito simples, entretanto, tem um poder muito grande, pode acreditar! Jogadores iniciantes querem ir pro ataque sem fazer muito juízo de valor, o que faz com que eles se coloquem em situações difíceis com frequência.

Por isso, não tenha medo de criar uma imagem sólida com receio de não pagarem suas apostas, pois você será. Além disso, estará evitando gastar fichas ao longo do caminho.

CURIOSIDADE:

Você sabia que os jogadores profissionais jogam apenas 25% das rodadas? Isso porque eles entendem que o melhor a se fazer é estar em vantagem, então, sugiro que você faça o mesmo!

Pode parecer chato ou monótono fazer isso, mas ele é a garantia de bons resultados, então, seja paciente.

3. Se atente às posições na mesa

Você deve saber que cada posição na mesa possui suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o jogador que fala por último, está numa posição mais vantajosa, uma vez que conhece as informações e ações de cada oponente e isso pode ajudá-lo a tomar uma decisão. 

Dessa forma, procure disputar partidas em que você esteja em posições favoráveis, de preferência quando você for o dealer (caso você esteja jogando em local que não tenha) ou em posições próximas a ele.

4. Seja firme e agressivo

Jogadores que agem de forma passiva demais, ou seja, aqueles que pagam muito mas apostam pouco, são os grandes loosers do poker. Então a dica aqui é que você faça o contrário: jogue poucas mãos, assim como indicamos no item 02, mas quando entrar numa rodada, adote uma postura agressiva. O segredo é minimizar as mãos que perde e maximizar as mãos que ganha.

5. Evite entrar de limp

O limp nada mais é do que pagar o BB (Big Blind) no pré flop. Mas por quê evitar? Principalmente se você for o primeiro, é uma das jogadas menos indicadas, pois sendo o primeiro não há chances de vencer o pote no pré flop, como aconteceria por exemplo, se tivesse aumentado.

Em segundo lugar, quando você faz isso, acaba dando bons pot odds para os jogadores subsequentes.

Além disso, como se não bastasse, quando isso acontece, mais jogadores entram na mão e assim menores serão as suas chances de vencer o pote.

Caso aconteça de algum jogador entrar de limp antes de você, aí sim pode ser uma oportunidade para uma boa jogada, pois você estará aproveitando bons pot odds de outro jogador e assim pode conseguir uma mão mais forte no flop.

Em síntese, a ideia aqui é que você evite de maneira passiva de jogar sempre que possível e isso inclui uma redução significativa na frequência com que você entra de limp. Mas, como dito no item anterior, a agressividade para jogar é extremamente importante, isso te garante mais fichas.

6. Saiba quando blefar

Não sei se vocês sabem, mas blefar faz parte da estratégia de jogo de muitos jogadores no mundo do poker, principalmente entre os profissionais, que conseguem fazer isso, inclusive, com muita maestria. 

Porém, blefar em limites baixos, além de ser quase ineficaz, pode ser “perigoso”, uma vez que muitos jogadores amadores estão dispostos a pagar até o showdown justamente para ver as suas cartas e também por inexperiência. Além disso, para que você consiga lucrar muito, é necessário que você busque oportunidades de valor em suas próprias mãos.

É claro que muitos jogadores fazem isso e ainda assim conseguem lucrar bastante, mas cuidado, até para blefar você precisa de estratégia, senão vai tudo por água abaixo e você fica conhecido com o cara que blefa nas mesas do poker e sua credibilidade vai toda embora.

Inevitavelmente, vez ou outra, você precisará aplicar uma continuation bet para conseguir camuflar o seu range ou até mesmo blefar no turn para conseguir se proteger de uma overcard.

Sugestão para você

Como sugestão, para que você possa incluir na sua lista de estratégias e te ajuda também a vencer no poker, ao invés de blefar dura e descaradamente, utilize o semi blefe como uma de suas opções, que nada mais é do que blefar quando a sua mão tem chances reais de melhorar e não apenas blefar por blefar.

Em casos assim, você poderá ganhar o pote se o seu blefe passar despercebido, mas caso não passe, você também terá chances de ganhar caso consiga formar um jogo maior, afinal, as suas cartas não são de todo ruins. Além disso, você não ficará com má fama por aí.

Para identificar de forma efetiva qual o momento para fazer isso, é necessário observar quando a sua mão além de ter chances de melhorar, mas de se tornar muito boa nas demais streets, como straight draws e flush draw.

Quando você faz isso, além de camuflar a sua mão você pode ganhar o pote na hora se seus adversários correrem, assim, não precisará nem mostrar a sua formação de jogo. Fica a dica!

7. Estude os padrões de seus oponentes

Sempre que você sair de uma mão, não utilize esse tempo para descansar ou relaxar, isso você pode fazer em casa (se o jogo for presencial), ou em casos de games online, depois que você finalizar a sua sessão. Esse é o melhor momento para que você possa estudar os padrões de comportamento, de jogos, tiques e manias dos seus oponentes. 

Você reparou se ele teve alguma ação específica após ser pego em um blefe, como por exemplo, coçar a cabeça? Ele apostou alto demais em algum momento específico? Você percebeu ansiedade ou estresse repentino? Por que isso aconteceu?

 Essas informações podem ser muito úteis para você quando forem jogar juntos novamente. Em síntese, saiba ler a mesa e os seus adversários!

8. Tenha paciência

O velho e bom ditado que diz que a paciência é uma virtude, nunca fez tão sentido como em uma mesa de poker. Espere o momento certo para atacar, não seja apressado e nem ansioso. 

Leve em consideração os fatores que já mencionamos anteriormente, tais como boas cartas, posição da mesa, leitura da mesa e dos oponentes, dentre outros. Não adianta jogar de qualquer jeito devido a sua impaciência, isso só te atrapalhará.

9. Conheça a matemática do poker

Conhecer as regras do poker é o básico do básico para que você possa jogar. Mas, além disso, você precisa saber também a matemática que envolve o jogo. É claro que você não precisa ser especialista em probabilidade para jogar bem, mas conhecer a base que sustenta o jogo é de grande valia, viu? 

Em síntese, o baralho possui 52 cartas, subtraia as que você tem na mão e as que já foram abertas na mesa e reflita sobre as que poderão te ajudar, ou até mesmo te atrapalhar. Calculando a chance disso acontecer, você verá a mágica do poker acontecer uma vez que você saberá se realmente vale a pena arriscar em uma aposta ou não.

10. Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto saber as regras, probabilidades e tudo mais o que você julgar pertinente acerca das regras do jogo, é imprescindível que você cuide da sua saúde mental e que a controle!

É comum ver jogadores excepcionais voltando para casa zerados devido ao que chamamos de TILT! Em síntese, o TILT é quando você joga mal devido ao descontrole mental, que normalmente é acompanhado de uma mão “azarada”, mas não apenas por isso.

Sugiro que leia com atenção o artigo que deixamos linkado acima para que você possa se aprofundar nesse assunto e escapar dessa armadilha.

Quando não cuidamos da nossa mente e erramos no jogo, começamos a tomar uma série de decisões erradas devido a emoção, uma vez que deixamos a razão totalmente de lado. É exatamente nesse momento em que o jogador perde absolutamente tudo!

Fique de olho e atente-se para reconhecer quando você se sentir assim e esses eventos acontecerem. Deixo aqui um outro artigo que falamos algumas formas de vocês evitarem que isso aconteça com vocês: “O TILT NO POKER: 5 DICAS PARA EVITAR”.

11. Crie uma boa imagem de si próprio

Em síntese, isso significa que se os seus oponentes da mesa, criarem uma imagem sua como um blefador, que é algo que já discutimos no #6, sempre que você apostar com um jogo bom eles irão pagar, pois a sua credibilidade estará baixa. 

Agora, se eles acreditarem que você é do estilo conservador, aí você pode blefar sem medo de ser feliz, pois a chance deles correrem é muito alta, afinal, um perfil conservador só entra na rodada para vencer, nunca se mantém com jogos marginais.

Conseguiu entender a importância da sua imagem e da sua credibilidade em uma mesa de poker? É preciso lembrar também, que essa imagem não é estática, ou seja, ela pode mudar ao longo do jogo. Você só precisa ter em mente que sempre que isso mudar, você precisará adaptar o seu jogo e sua estratégia a isso, até porque o ideal é que VOCÊ consiga ler os jogadores e não que você seja lido por eles.

12. Respeite o seu bankroll

Um dos principais conselhos que todos os profissionais de poker vão te dar é sobre a necessidade de se fazer uma boa gestão do seu bankroll, siga isso à risca! Isso não diz apenas sobre um fica fundamental do poker, mas isso diz muito sobre a própria mentalidade do jogador, que no geral, são de jogadores vencedores. 

Quando você respeita o seu saldo, você consegue ter uma visão mais realista do poker, sabendo que existem altos e baixos e que não se pode controlar a variância. Para que o poker seja lucrativo, você precisa ter saldo para enfrentar os jogos, senão, de nada adianta.

Se a longo prazo você se propor um saldo conservador para ser um vencedor, siga isso à risca, não importando se você se sente muito avançado para o limite determinado, uma vez que o fato de você se manter em um limite inferior o fará com que você se desenvolva para vencer.

Além disso, o seu bankroll também pode ser considerado o seu termômetro para que você consiga saber se as dicas tanto deste artigo quanto de outros, estão de fato surtindo os efeitos desejados, uma vez que com a aplicação dessas dicas, a tendência é que você consiga vencer mais, alcançar lucros mais altos e assim subir os seus próprios limites com uma base sólida de segurança.

13. Seja especialista em um tipo de jogo

O poker possui diversas modalidades e variedades – torneios em geral, sits, cash games, dentre outros – escolha um tipo e foque somente nele. É importante lembrar, que cada uma delas tem suas próprias especificidades e estratégias. Portanto, dedique-se a estudar uma modalidade específica, entender todos os detalhes dela e se aprimorar cada vez mais. 

Vale ressaltar, que algumas dicas de poker podem servir muito bem para uma modalidade, mas para outras nem tanto devido às regras e particularidade de cada uma, então fique atento! 

Além disso, muita das vezes nem teremos bankroll suficiente para sustentar várias modalidades e nem tempo para jogar todas, então, é melhor investir seu dinheiro e esforço naquele que você melhor se adapta e gosta, do que investir um pouquinho em cada e não ter resultado efetivo em nenhuma delas.

14. ESTUDE!!!

A mais básica de todas as dicas mas que diversos jogadores insistem em não seguir. Essa dica vale para tudo na sua vida, não apenas no poker, uma vez que não conseguiremos melhorar em algo que não sabemos que não está legal.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar os seus erros. Para isso, você precisa estudar o poker, tanto as teorias quanto às estratégias gerais do seu jogo em particular. Seguem dicas de como você pode estudar e aprimorar os seus conhecimentos:

  1. Assistir videoaulas;
  2. Leia livros sobre o tema;
  3. Assista jogos profissionais;
  4. Entre para um time;
  5. Debata os jogos com outros jogadores;
  6. Contrate um coach.

Além disso, faça a revisão das suas mãos ao final da noite, seja sozinho ou em grupo, não importa, só não deixe de fazer. Essa é uma outra dica que você verá difundida por aí e não é à toa.

O fato de você debater suas mãos com outros jogadores é sempre enriquecedor, pois você consegue ter o ponto de vista de outras pessoas, que às vezes podem ser muito diferentes do seu e até mais estratégico. 

Para isso, separe aquelas mãos que o deixaram em dúvida ou confuso para que você faça essa análise posterior. Feito isso, escolha com qual regularidade você fará isso, se será antes ou depois de todos os jogos, por exemplo, e reveja as mãos escolhidas.

Esse é o momento em que você encontrará erros que nem sabia que cometia e irá descobrir pontos a serem melhorados. Se pergunte o motivo de ter jogado daquele jeito, o motivo de ter tomado a decisão X e não a Y, o que o influenciou e como poderia ter feito diferente e até mesmo melhor.

Por fim…

Para finalizar esse tópico, aplique esse conhecimento! De nada adianta você estudar, revisar os jogos e não aplicar o que aprendeu. Para isso, você precisa estar atento e se concentrar nos seus jogos. Foque no grind e elimine todas as distrações que puder. 

Siga o seu ritmo, é melhor ter menos volume mas com uma boa qualidade de jogo do que ficar replicando erros e mais erros nas mesas só para não abrir mão de jogar, lembre-se do item #2 deste artigo.

Outra dica legal é anotar os pontos que precisa atacar e ir com tudo em cima dele. Se atente naquelas situações específicas que aparecerem algo que você já errou e aplique os seus estudos nela.

Observe se foi possível mudar de atitude e se essa mudança surtiu efeito e trouxeram bons resultados para os seus jogos.

15. Seja disciplinado

Você já viu algum jogador de poker profissional que não seja dedicado e disciplinado? Eu não. O motivo desse item é para te lembrar de que nenhuma das 14 dicas dadas acima funcionarão bem se você não for disciplinado e frequente nos seus treinos e estudos.

Todo esse processo precisa ser repetido continuamente, até mesmo quando você sentir que está chato ou que não precisa mais, apenas continue, busque seus erros e trabalhe neles.

Lucrar de verdade com o poker te exigirá muito. Uma coisa é você ganhar uns trocados aqui e ali, outra é você fazer disso a sua profissão e viver da renda que ela te traz. Jogadores profissionais costumam ter sessões regulares, que inclusive começam e terminam no mesmo dia e horário.

A disciplina faz com que uma perda ou ganho atípico no poker não te influencie, uma vez que a sua base de conhecimento e experiência estará sólida. Um big hit não o torna um super jogador da noite para o dia, não se deixe levar em ondas de insegurança ou confiança demais, apenas se concentre no que foi estudado e no plano de crescimento que você elaborou, nada além disso.

E, para finalizar, faz parte da disciplina saber se regular para manter o foco nos jogos, ou seja, esteja em um local adequado e confortável, evite bebidas alcoólicas, cigarros e tudo mais que possa te distrair nesse momento. Você verá o tanto que isso te ajudará a se manter no foco, que infelizmente é algo que os jogadores recreativos não costumam fazer.

Vale lembrar…

Chegamos ao fim do nosso artigo. Espero que essas 15 dicas tenham sido de grande valia para você e que consiga aplicar nos seus jogos. Vale lembrar, que não necessariamente você precisará aplicá-las todas ao mesmo tempo, pois pode ser muita informação caso você ainda seja um jogador iniciante.

Então, como já dito no artigo, vá no seu ritmo (com calma), seja paciente com o processo, seja dedicado e se mantenha disciplinado, esses são os passos mais importantes!

A DM Créditos agradece a leitura e permanecemos à sua disposição para que possamos negociar as suas fichas de poker, seja para compra ou para venda, basta nos chamar no chat ou no Whatsapp que um de nossos agentes terá o prazer de conversar com você.

Vale lembrar, que temos mais de 10 anos de experiência no mercado, com diversos clientes satisfeitos com o nosso serviço. Não deixem de conferir! 

Um abraço e até o próximo.

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490